Foco: O cliente!

Your comment You are on administração, vendas Edit posts?
Bem Amigos do Sinergiia !!!

Vamos começar nosso post de hoje com a seguinte reflexão:
O QUE FAZ UMA EMPRESA SE DESTACAR DAS OUTRAS?

Nas épocas mais remotas da administração como ciência (já que a administração empírica existia desde a pré-história) tudo que era colocado no mercado pelas empresas era absorvido pelos clientes. Com isso, o foco das empresas estava na produção, já que quanto mais fosse produzido, mais seria vendido. Foi neste período que Henry Ford disse a sua célebre frase: “O cliente pode ter o carro da cor que quiser desde que seja preto”
Hoje, essa ideia é certamente inaplicável, já que graças à globalização e revolução industrial (principalmente), a concorrência aumentou muito. Se minha empresa não satisfaz a necessidade do cliente, certamente a empresa ao lado vai satisfazer. Nisso, aumenta muito o poder de escolha do cliente.

Com essa ideia formada vamos voltar ao questionamento do inicio do texto:
O QUE FAZ UMA EMPRESA SE DESTACAR DAS OUTRAS?
foco no cliente

Lógico que não há uma fórmula , mas tudo converge por um único caminho: A empresa não pode ficar detida em atender as necessidades do cliente, mas deve tentar surpreendê-lo, nesse momento, o foco deixa de ser na produção e passa a ser do cliente, e para isso a maior atenção deve ficar nos colaboradores. É no setor de vendas que acontecerá um contato real entre a organização empresarial e os clientes.
MAS O QUE É VENDER?
Chiavenato no livro administração de vendas define esse processo: “Vender – e vender bem – significa colocar toda a organização a serviço do cliente.”
Os clientes dessa era querem muito mais que um atendimento cortês (o que adianta ser cortês e ao mesmo tempo incompetente?), querem que os colaboradores ofereçam-lhe um serviço que agregado de valor, que supere suas expectativas e que os entenda: saiba o que ele pensa, necessita, escolhe, compra...

Antes de acabar nossa discussão, quero partilhar com vocês uma história real:

Era uma vez... Um celular

... Recentemente cheguei da escola e fui assistir TV. Estava cansado e com vontade de desaparecer, me deitei no sofá, foi neste momento que recebi uma mensagem da operadora, informando que meus créditos estavam acabando. Ao verificar meu saldo constatei que aquela informação não era verdadeira, liguei então para a operadora, depois de muito insistir consegui ser atendido:
- Boa tarde, em que posso estar ajudando? (Atendente) 
- É que acabo de receber uma mensagem, informando que meu saldo está acabando, mas essa informação não é verdadeira(cliente)
-Só um minuto senhor... 

muito tempo depois....

- Olha senhor, realmente seu saldo não consta no sistema.
-COMO ASSIM? Não consta? Mas eu recarreguei meu celular há pouco tempo... Ainda... 
- Espero ter ajudado, agradecemos a sua ligação, tenha uma boa tarde!
(História adaptada de um caso vivido por José Renato)


Por hoje é isso, até a próxima!
« Previous
 
Next »
 

0 comentários:

Your comment / Foco: O cliente!

PageRank