Princípios da administração - Parte I

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De onde surgiu a administração?


Em épocas remotas, o homem caçava e pescava para sobreviver. Ele literalmente “corria atrás da comida”. Com o tempo e a mudança do homem nômade para sedentário, começou-se a ter uma necessidade de especialização em determinadas tarefas.
Com o tempo, a sociedade foi ficando cada vez mais complexa, com mais necessidades e a especialização em tarefas se tornou cada vez mais necessária. Começou-se a observar que algumas pessoas tinham mais habilidades em determinadas tarefas do que em outras e como as tarefas estavam mais complexas não havia como uma pessoa exercer mais que uma tarefa. Para satisfazer essas necessidades do ser humano começaram a ser criadas algumas espécies de “instituições” das pessoas. A primeira delas foi a família, vieram então a instituição religiosa, política, educacional, econômica, e assim por diante. Sempre tentando suprir as necessidades humanas.
Chamaremos essas “instituições” de organizações. Nelas nós vivemos a todo o momento. A família, a escola, a igreja, o trabalho e o próprio sinergiia são exemplos de organizações.


E o que é uma organização?

Organização é quando duas ou mais pessoas se unem em prol de um objetivo em comum, é a combinação de esforços individuais. É por meio da organização que um determinado objetivo que seria impossível de realizar, em união se torna mais fácil.
Não vejo como falar de organização sem falar de outros dois conceitos: a sinergia e a divisão de tarefas. 
Sinergia, o conceito que adotamos como nome do blog,( e que já foi trabalhado em outro post) é definido de maneira simples como “a união do todo ser maior que a simples soma das partes”, ou seja, os resultados serão atingidos de mais facilmente e com maior eficiência se houver colaboração entre os membros da equipe . Para melhor visualização desse conceito, vamos lembrar-nos daquele inicio da organização dos homens antigos. Com o tempo, eles foram percebendo que quando caçavam ou pescavam em grupo, os resultados eram mais satisfatórios do que fazendo o mesmo sozinho. Já que enquanto uns espantavam os predadores, outros se livravam das armadilhas e assim por diante.
Porém só a sinergia não é suficiente. A colaboração deve existir de maneira em que cada integrante exerça uma função diferente (de maneira que cada membro exerça uma tarefa que domine e tenha habilidades), para isso surgiu a divisão de trabalho, com essa divisão, tarefas mais complicadas serão divididas em tarefas elementares para facilitar a sua execução.
E assim surgiu a administração...
Assim como qualquer outra ciência, a administração surge para atender uma necessidade da sociedade.
Assim como a medicina surgiu para tratar dos doentes e o direito surgiu a partir de uma necessidade de uma garantia de condições de vida ou uma segurança jurídica, a administração surge com a necessidade de alguém para tomar conta das organizações, de suas tarefas e operações.

Por hoje foi isso, espero que tenha esclarecido algo para vocês. Não esqueçam de postar duvidas, compartilhar algum caso, complementar o que foi dito no post ou simplesmente dizer o que achou está achando da série. Próxima segunda iremos discutir sobre o quem é o administrador, as suas funções, alguns pricipios da adm.

Até mais
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