Compre Baton!

Your comment You are on administração, marketing Edit posts?
Bem amigos do Sinergiia! \o/\o/\o/
Hoje quero iniciar a nossa discurssão de hoje (que por sinal é a primeira) com uma pergunta:

- Para você, o que é marketing?

(Pense nisso antes de continuar a ler este post)




Tenho certeza que a maioria de vocês pensou "que pergunta lerda, marketing é propaganda" ou então "lógico que marketing é vender e arrancar o máximo de dinheiro do cliente"...
Pois bem, eu sinto informar a vocês que marketing não é isso...
Decepcionados???
Eu também fiquei a uns dois meses atrás quando a minha professora de TGA (teoria geral da administração) fez a mesma pergunta.
Quando nós assistimos uma propaganda na TV, não estamos diante do marketing em si, mas apenas de uma, entre as inúmeras ferramentas utilizadas pela mesma. Você alguma vez já viu em algum comercial isto: "Compre o meu produto porque eu fiz um estudo detalhado para saber o que você que faz parte do meu mercado consumidor quer, onde você pretende encontrar, o quanto está disposto a pagar... "  
Mas diga agora quantas vezes você ouviu isso: "compre batom", "Amo muito tudo isso", "só a ipanema tem", entre tantas outras propagandas que ficam na nossa cabeça.
 Aí está a resposta! Nós temos essa ideia errada de marketing, porque a unica parte do imenso processo (que vai desde a produção) que fica aos nossos olhos é a propaganda e a venda.

Tá bom... Mas até agora eu não disse o que realmente é o marketing, certo?
Tem um autor desse campo chamado  Richers que diz que marketing é a inteção de entender e atender o mercado, utilizando os 4 P's: Produto, promoção, preço e praça. ou seja: criar, promover e fornecer o produto para satisfação do cliente!

espero que eu  tenha esclarecido algo...
« Previous
 
Next »
 

12 comentários:

pensei o que todos pensam sobre o marketing;mas agora fiquei sabendo que não é bem isso,agora ficou bem explicado o que significa valeu mesmo!!!!!!!

Esclareceu de uma forma bem objetiva e clara! Thanx!

Obrigada pelo feedback positivo ^^
Era exatamente esse o objetivo, esclarecer da maneira mais objetiva possível!

Anônimo | 10 de setembro de 2010 às 16:57 ¿Responder? |

Não vale comentarios da mamãe.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kkkkkkkkk... Não vale se elogiar na propria postagem!!! kkkkkk
^^ (brinks)

OBS! A professora de TGA sou eu!! Êêê Tô adorando ver que as aulas estão sendo utilizadas! PARABÉNS! Tô orgulhosa!

Anônimo | 2 de novembro de 2010 às 14:41 ¿Responder? |

Na enquete do melhor seriado faltou "todo mundo odeia o Cris", pra mim esse é o melhor.

Aff... é verdade esqueci mesmo(isso pq eu gosto da série) mas vou dar um jeito de incluir! ^^

adorei o blog e este post! esclarecedor!
Parabéns!

Luiza G | 6 de março de 2011 às 10:50 ¿Responder? |

Explicação simplista e pouco abrangente. O marketing vai muito além disso. Leia um pouco de Philip Kotler, talvez.

olá Luiza...
Desculpa se a para você o post ficou "simplista e pouco abrangente".
Mas esse era o objetivo do post, esclarecer para os leigos no assunto que mkt não é propaganda, meu objetivo, não é de maneira nenhuma formar PHD's em marketing, até porque eu sou apenas uma aluna técnica do 3° ano em gestão e negócio que faz parte de um projeto de iniciação científica na area do mkt de relacionamento...
Só algumas colocações:
1° Para o meu objetivo o post foi cumprido de maneira eficaz;
2° Se o conteúdo não está a sua altura é porque ele não foi feito para você
3° sim, eu leio Kotler! atualmente estou com um livro que ele fez com Armstrong chamado "principios de marketing
4°obrigada, mesmo assim pelas criticas

Luiza qrida, nós somos adolescentes e não PHD's em Mkt, sabemos de coisas que muito adulto não sabe e só pra vc ficar sabendo tivemos um trabalho na area do MK aceito e muito elogiado na semana nacional de ciência e tecnologia. O que Kamila fez foi tentar esclarecer da melhor forma possivel o que é MKT e ela ler mto Kotler, mais q vc até! Adorei seu post Kamila!

Your comment / Compre Baton!

PageRank