Descartada a possibilidade de tsunamis no Brasil

Your comment You are on Noticias Edit posts?

A localização do Brasil, banhado pelo oceano atlântico, cujo relevo submarino é diferente do oceano pacífico, afasta a possibilidade de tsunamis no país, como o que aconteceu no nordeste do Japão.

O coordenador do grupo de analise de risco da coordenação de programas de pós-graduação de engenharia da UFRJ, Moacyr Duarte explicou “O Brasil está localizado de frente para o Oceano Atlântico que, em princípio, não é uma área de compressão de placas [tectônicas]. Ao contrário do Oceano Pacífico, com aquelas movimentações que geram tsunamis, aqui não tem essa possibilidade”.

Duarte explicou que no Oceano Atlântico existe uma cordilheira (cadeia de montanhas) submarina que não está em uma zona de tensão entre as placas. "É uma zona de afastamento das placas”. O temor, para o Brasil, está ligado aos vulcões das Ilhas Canárias, na Costa da África. “São vulcões submarinos que, se explodirem, vão gerar também uma onda. Mas essa é uma especulação remota. Não é como no Pacífico, que é uma área de atividade desse tipo”.

Ele lembrou que, em 2004, ocorreu um tsunami no Oceano Índico, que causou a morte de mais de 220 mil pessoas em vários países, entre os quais Indonésia, Sri Lanka, Índia e Tailândia. Ano passado, foi a vez do Chile, abalado por um terremoto que provocou um tsunami. Agora, no Japão. “Aquela é, realmente, uma área em que esses fenômenos têm certa regularidade”.

Fonte: http://www.dci.com.br



« Previous
 
Next »
 

5 comentários:

Anônimo | 14 de março de 2011 00:18 ¿Responder? |

ta falando besteira como vc poe isso no seu blog.
O flanco oeste do vulcão Cumbre Vieja deslizará no Oceano Atlântico. Ocasionará terremotos muito intensos em toda a ilha de La Palma enquanto esta área se derrama no oceano. Este processo também produzirá uma onda gigante (chamada mega tsunami) que se moverá a grande velocidade para o oeste e sul.

A maioria da energia da onda se moverá em linha reta através do Atlântico até os Estados Unidos, Bahamas e Caribe, mas ondas de menor tamanho se dirigirão também a outras direções. Todas estas ondas diminuirão seu tamanho ao cruzar o Atlântico. Sem duvida, os cientistas que realizam estes estudos acreditam que poderiam todavia alcançar, por exemplo, 50 m de altura ao chegar a costa este dos Estados Unidos. Na costa brasileira e africana estas ondas chegariam com 20 a 30 metros de altura. http://www.anjodeluz.net/tsunami/tsunami.htm
esta ai e so ler antes de falar besteira

Anônimo | 14 de março de 2011 04:14 ¿Responder? |

puts... mas nem no nordeste???

Anônimo | 14 de março de 2011 15:03 ¿Responder? |

Tão falando desse vulcão Cumbre Vieja há uns 10 anos, na internet... Se fosse verdade, será que medidas já não teriam sido tomadas? ¬¬

só com meteoro, e podia atingir o sul não Anônimo? e seu restart e seu cine _|_

caro josé, eu passo cada uma com comentários anônimos, meu excelente postagem, não liga para o que pessoas indigentes falam, para criticar deviam colocar o nome e e-mail, mano sucesso e uma excelente semana

Your comment / Descartada a possibilidade de tsunamis no Brasil