Os dois lados da burocracia

Your comment You are on administração, burocracia Edit posts?

Bem amigos do Sinergiia \o/\o/\o/\o/
Vamos hoje iniciar mais uma discussão!
E o tema hoje é.... BUROCRACIA!
Você provavelmente pensou: "meeeeo.... burocracia é chato, é lento, não tem graça".


Essa é a ideia que eu tinha (em algumas situações continuo tendo) sobre o nosso tema de hoje.
Mas vamos começar...
-Qual é a primeira palavra que te vem na cabeça quando se fala em burocracia?? 

Aposto que é dificuldade, lentidão, ou algum sinônimo (acertei??)

Sinto informar que não é isso!


Se vocês (por exemplo) pegarem o livro de Chiavenato, princípios da administração vão ver nas paginas 132,133 e 139 que a burocracia era apenas uma tentativa de adequação dos fins para atingir a máxima eficiência (lá no livro está muuuuuito mais explicado).

A burocracia era apenas uma tentativa de buscar a total previsibilidade para facilitar e ACELERAR ao máximo a produção, atendimento...
Weber (foi ele que criou a burocracia) usava de ações como a regulamentação, impessoalidade das relações, meritocracia, profissionalização, padronização (e muitos outros)...  Mas a tentativa dele falhou, ele tentava a máxima previsibilidade e conseguiu algo muito longe disso. É daí que vem a nossa ideia que burocracia: excesso de papel, lentidão, dificuldade com os clientes. Mas estas são apenas as disfunções da burocracia.
Mas não vá pensando que a burocracia só trouxe coisa ruim, pois uma empresa sem burocracia seria uma anarquia (não existe uma empresa sem burocracia, o que existe são empresas com menos ou mais burocracia, a falta ou o excesso fazem mal). Além disso, foi a partir daí que as pessoas começaram a ocupar os cargos por mérito e também foi aí que os empregados começaram a se profissionalizar.

Portanto se "aquela" empresa é lenta, atende mal os clientes, é cheia de papel e dificuldade... a culpa não é da burocracia, mas sim das pessoas que não sabem utiliza-la.

Era isso que e queria falar com vocês hoje... 
« Previous
 
Next »
 

2 comentários:

O blog está de PARABÉNs!

Professora orgulhosa! Uffa as aulas estão valendo a pena!

Continuem assim!

Karla Lima

Obg novamente!
As aulas estão realmente sendo muito proveitosas para a maioria da turma (só não disse pra todos para não generalizar, mas com certeza, todos evoluíram muito depois de começar a estudar adm)

Your comment / Os dois lados da burocracia

PageRank