
Hoje eu vou falar um pouco sobre administração.
Você, com certeza, já escutou alguém ou mesmo já disse a seguinte frase “tudo é relativo”.
Sim, e o que isso tem haver com administração, pois bem meus amigos, essa frase serve como base para uma das mais recentes correntes teóricas da ciência administrativa, a Teoria da contingência (contingência significa situação, incerteza, eventualidade).
Basicamente, segundo essa teoria o modo que uma organização deve ser administrada depende da situação, que por sua vez é determinada pelo ambiente (leis, economia, concorrência, etc.) e pela tecnologia.
Agora você se pergunta “Sim, e eu com isso?”
Acontece que muitas vezes nós passamos por situações e utilizamos conceitos da teoria da contingência sem nem perceber. Sim, é sério, continue lendo o post e verá.
Um exemplo: quando você decide sair à noite, você faz uma avaliação dos possíveis locais que poderá ir, analisa o quanto de dinheiro tem que tipo de pessoas quer encontrar e depois de avaliar esses critérios e alguns outros, decide pelo lugar que irá, ou seja, a situação do ambiente determinou o lugar para onde você irá.
Ainda não se convenceu outro exemplo, um rapaz marca de ir à casa da namorada, e para economizar uma grana prefere ir de ônibus, só que esse demora tanto, que o rapaz para não chegar atrasado pega um táxi, gasta mais, porém não decepciona a namorada. No exemplo, podemos ver o quanto o ambiente influencia nas atitudes que temos que tomar para alcançar o que desejamos no caso o rapaz pagou mais caro, mas chegou na hora e encontrou uma namorada feliz, pois ele não estava atrasado, apesar de ter gasto um pouco mais.
Pois bem, já deu para perceber como a situação influencia, que as ações que devemos tomar para alcançar nossos objetivos (pagar mais caro por um táxi, por exemplo) dependem da chamada contingência e que a ciência administrativa está mais presente do que nós imaginamos.
0 comentários:
Your comment / Nesse mundo onde tudo é relativo, quem manda são as Contingências