Mas afinal, o que é sinergiia?

Your comment You are on administração Edit posts?
Bem amigos do sinergiia \o/\o/\o/




Eu sei, quase todo dia alguem diz: "o sinergiia está abandonado", "O sinÉrgiia é legal, porque vocês abandonaram?"... Enfim... Só como nota de esclarecimento, nós passamos aproximadamente 1 mês sem novidades aqui no blog . por causa da escola! Quem é aluno IFRN/ZN, e mais especificamente do curso de gestão, sabe como foi esse mês, graças a algumas contigências, todos os integrantes do sinergiia estavam ocupados todos os dias  incluindo os fins de semana...
Bem, mas o meu post de hoje não é sobre isso, é sobre algo,que acredito eu,  já é hora de explicar. Três acontecimentos me motivaram a escrevê-lo:

ACONTECIMENTO 1:
No inicio do mês, CH, nosso professor de história, nos ouviu falar sobre o sinergiia e perguntou o que é. Eu o expliquei o que é o nosso espaço, entreguei o link do blog. e ele depois de toda explicação perguntou:
- tá, mass... o que é sinergia?
Depois disso ele foi procurar um professor de gestão e negócio para explicar.

ACONTECIMETO 2:
Semana passada, uma amiga, chega com outra amiga, na mesa em que estavamos (quase toda equipe do sinergiia e alguns agregados) e diz:
- Ei... Eu leio o blog de vocês... é o sinÉÉrgia, né? mas o que é isso?

ACONTECIMENTO 3:
Ontem, na sala, preparando FINALMENTE, a confraternização da turma (foi o "ultimo" dia de aula)
e Rafaela, aluna de comercio, relata: - Eu estava falando com uma amiga minha e falei do blog de vocês e ela respondeu que não ia acessar uma coisa que ela não sabia nem o que era!

Hoje é o dia de falar um pouco sobre esse conceito que adotamos como nome do blog. Alguns de vocês, acredito eu, não fazem ideia do que é sinergiia (como aquela menina do acontecimento 2, que por acaso é aluna do mesmo curso que nós)! Pois bem... aqui vai a nossa explicação do conceito e do porquê escolhemos este nome.
Sinergia: Quando o todo é maior que a soma das partes! Esse não é só o slogan do blog, é também um conceito simplificado do que é sinergia. Para entender melhor temos que ter uma noção do que é organização, definido como, a união de duas ou mais pessoas para atingir um único objetivo. Nós vivemos, crescemos e morremos rodeados por organizações: As empresas, familias, igrejas; são todos exemplos de organizações.

e o que as organizações tem a ver com a sinergia?

Quando o homem percebeu que quando se unia com outros  para fazer algo, como, por exemplo, caçar, os resultados eram bem melhores e atingidos mais rápido. Um bom sinônimo para sinergia é colaboração. 
Aí você já deve, também ter entendido o sentido do blog: 8 pessoas se uniram com suas diferenças de gosto, pensamento, conhecimento de mundo, pois "A sinergia ocorre quando o desempenho coletivo consegue mais que a soma dos resultados obtidos pelos esforços individuais".
Sinergia não acontece com apenas uma pessoa, ela precisa de um grupo para existir, e esse grupo precisa ser um time para dar tudo certo, pois o objetivo é o mesmo, no nosso caso: informar!

Mas o que é a sinergia sem a divisão de trabalho?
Se apenas um dos colaboradores do sinergiia resolver falar sobre tudo, nada funciona pois "divisão de tarefas é a partição de uma tarefa complexa em atividades elementares e a atribuição a distintas pessoas especializadas no desempenho de cada uma das partes." E com isso a sinergia é atingida mais rapidamente.

@_elaayne por exemplo, fala sobre saúde e séries;
Andressa Oliveira sobre moda;
@alisongessinger sobre séries glee;
Renato Paiva é o responsável pelas séries;
VK deveria ser o responsável pela musica, mas  a preguiça não o deixa;
e eu (@kamilapatriota) sou a responsável por falar sobre a adm e fazer os top 10.

Mas vocês podem ver que essa divisão não nos impede de realizar outras tarefas, muito pelo contrario.

É isso, espero que eu tenha sido clara ao explicar e que ninguem mais deixe de ler o sinergiia por não saber o que é...





Feliz Natal para todos vocês!
 
« Previous
 
Next »
 

1 comentários:

Sinergia: Quando o todo é maior que a soma das partes!

esse conceito me lembrou muito de Gestalt

Your comment / Mas afinal, o que é sinergiia?

PageRank