Planeta Terra pode ficar "irreconhecível" em 2050

Your comment You are on 2011, Noticias, Sociedade Edit posts?
Olá galera! Pra quem ainda não sabe sou o mais novo integrante do Sinergia, e hoje comigo o assunto é sobre o nosso planeta Terra, que segundo especialistas ficará "irreconhecível" até 2050.

Em uma grande conferência de ciência nos EUA pesquisadores advertiram: "Uma população crescente, mais rica, competindo por cada vez mais escassos recursos poderia criar um mundo 'irreconhecível' até 2050", agora você já deve estar ciente do termo "irreconhecível" citado aqui.

Segundo previsões da ONU, a população mundial este ano chegará aos sete bilhões de habitantes, e até 2050 subirá para nove bilhões! Em 2050 eu duvido que irei conseguir transitar com conforto e segurança pela cidade, e imagine a situação dos países mais pobres (especialmente África e Sul da Ásia), que é onde há as maiores previsões de crescimento da população. Dados disponibilizados por John Bongaarts da ONG Population Council.

Para alimentar todos do planeta, "teremos que produzir mais alimentos nos próximos 40 anos do que nos últimos 8.000", disse Jason Clay da fundação World Wildlife, na reunião anual da associação americana para o avanço da ciência (AAAS).

"Até 2050 não teremos um planeta que será reconhecível", se as tendências atuais continuarem, disse Clay.

O crescimento da populção irá agravar os problemas, tais como esgotamento de recursos, disse John Casterline, diretor da Iniciativa de Pesquisa Populacional da Universidade de Ohio.

De agora até 2050 também é esperado a triplicação dos lucros a nível mundial e a quintuplicação de lucros nas nações em desenvolvimento, adicionando assim mais pressão para o abastecimento global. As pessoas tendem a subir na cadeia alimentar, paralelo ao crescimento de sua renda, e o consumo de carne irá aumentar dizem os especialistas.

Imagem não datada de luzes das cidades da terra lançada pela NASA.

Vocês acham que nesse ritmo, em 2050 ainda haverá algum recurso disponível para o planeta? Eu duvido muito, veja só o que especialistas à AFP dizem a respeito da produção de alimentos: São necessários cerca de 3,44 Kg de grãos para produzir um quilo de carne, e cerca de três a quatro quilos para produzir um quilo de queijo ou ovos. E Clay à AFP pedindo mudanças imediatas na produção de alimentos a cientistas e ao governo afirma: "Mais pessoas, mais dinheiro, mais consumo, mas o MESMO PLANETA".

Outros especialistas em população apresentam outras propostas de controle dos recursos, pedindo mais verbas para programas de planejamento familiar para ajudar a controlar o crescimento no número de seres humanos, especialmente nas nações em desenvolvimento.

Bem gente, eu não sou nenhum especialista desses órgãos internacionais, mas sei que qualquer que seja a solução escolhida, deve ser posta em prática o mais rápido possível. O Crescimento populacional sem controle trás uma série de consequências para a sociedade, e nós também sofreremos com elas.

Nenhum órgão governamental ou instituição consegue resolver esses tipos de problemas sozinho, dê seu apoio no que for necessário para a boa execução de qualquer projeto que vise o controle desse excessivo crescimento. Sua ajuda pode ser insignificante, mas onde você ver que pode ajudar, ajude! Bilhões de pessoas com essa mesma atitude pode dar em algum bom resultado. rsrs... Até mais galera! Boa Noite pra vocês!!
« Previous
 
Next »
 

1 comentários:

Anônimo | 15 de março de 2011 às 13:13 ¿Responder? |

cara amateria ta bem legal,temos que agir logo!

Your comment / Planeta Terra pode ficar "irreconhecível" em 2050

PageRank