Estigma do vendedor

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Bem amigos do sinergiia \o/\o/\o/

Hoje quero compartilhar com vocês um texto que meu professor de técnicas de vendas e negociação utilizou em sua primeira aula, ele reflete sobre o preconceito que existe em cima dessa profissão e coloca a grande importância dessa atividade:


"Gostaria de convidá-lo a refletir alguns pequenos pontos de vista a respeito da profissão ou atividade de vendas. 


... Levo-me a refletir a respeito da importância que a função de vendas representa para a estrutura de uma organização nacional ou multinacional. Em ambas, o profissional que exerce a atividade de vendas é quem traz o capital que se encontra no mercado para dentro da organização, provendo todos os demais setores de recursos para realizar as suas atividades-fins.
    Outra conclusão foi de que esse profissional de vendas, em alguns lugares, carrega o "estigma do vendedor", ou seja, ele está lá "porque não deu certo em outra coisa" ou estava sem emprego e virou vendedor, ou até ser sinônimo de pessoa insistente e inconveniente.
    Vender é algo muito diferente disso. O vendedor é um realizador de sonhos, é o capitão do barco que conduz o passageiro (cliente) de onde ele está (desejo) para onde ele busca ir (saciedade). É ser um dos agentes transformadores da qualidade de vida de um ser humano. Porém, historicamente, o "estigma do vendedor"  tem sido formentado pela falta de capacitação da força de vendas de algumas empresas; por pessoas que a exercem em função de motivos alheios aos interesses de organizações comprometidas com o cliente; ou por sistemas de gestão que cobram cotas de vendas que precisam ser alcançadas a qualquer custo. Com o passar do tempo e sustentada por esses motivos, aquela imagem estigmatizada foi se cristalizando e, o mais grave, ainda hoje encontra sustentação para sua permanencia.
    O processo de atendimento ao cliente na realização de um negócio não encontra uma fórmula exata devido, em cada negociação, os elementos participantes desse processo estarem mudando e serem imprevisiveis. A melhor saída para as relações comerciais encontrarem sucesso é investir em capacitação e treinamento, buscando habilitar o pessoal de atendimento para as mais variadas situações.
    Esse tipo de estratégia oferece alternativas e possibilidades pré-avaliadas para a tentativa de estabilização do ambiente e melhor condução do negócio. Diante de situações que realmente fogem à possibilidade de controle é essencial ter os instrumentos necessários para a construção da melhor saída.

Adaptado de Ferreira, Jefferson. Manual de vendas pra quem nunca foi vendedor.
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