Principios da administração - parte IV

Your comment You are on administração Edit posts?
Administração: ciência, arte ou técnica?

Como você define a administração?
Já vi muitas pessoas se perguntarem (e me perguntarem também) se realmente é necessário estudar para ser um bom administrador. Mas eu pergunto a vocês (como também perguntei aos que me indagaram):
Será realmente que naturalmente se aprende a administrar ou será que existe alguém que já nasceu com todas as habilidades necessárias a um administrador desenvolvidas?

Entre os vários gurus da administração existe os que acreditam que a administração é arte, outros a veem como ciência a grande maioria como técnica ainda outros como  a união dessas três características.

Não há duvidas que o administrador irá desenvolver os dons e habilidades pessoais, aliadas a técnicas e ciência. É certo que muitas pessoas podem obter sucesso sem uma sólida formação teórica (tanto que boa parte dos pensadores da administração são engenheiros), até porque a administração passou a ser vista como uma ciência social aplicada a pouco tempo (inicio do século XX), e lógico: antes do século XX já existiam organizações bem sucedidas


Uma teoria só é válida quando surge tendo como base experiências práticas, que demonstram sua adequação à realidade. A partir da sua divulgação, as constatações e deduções tiradas em uma determinada organização podem ser extrapoladas para outras, facilitando o trabalho de seus gestores. É graças ao conhecimento acumulado que não precisamos ficar “inventando a roda”.


Como já havia sido colocado, a administração é uma ciência humana/social aplicada, por esse motivo a matriz curricular de um curso de graduação em administração, ou um curso de comércio na área de gestão e negócio (como é o meu caso) é tão diversificada: direito, sociologia, psicologia, matemática, estatística, contabilidade,  entre muitas outras, ainda há as mais especificas da área da administração: marketing, gestão de pessoas, vendas, estratégia, técnicas de negociação, logística, etc.
Outro ponto a se destacar é que a administração NÃO é uma ciência exata, não existe "certo" ou "errado", tudo irá depender da situação. Cada caso é um caso e as decisões tomadas deveram levar em conta diversos fatores que influenciam na organização.

Hoje ficamos por aqui. Qualquer duvida ou complemento é só comentar...
Até mais
« Previous
 
Next »
 

0 comentários:

Your comment / Principios da administração - parte IV

PageRank