Fazendo certo a coisa certa!

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Olá amigos do Sinergiia...
Na segunda-feira passada, nós discutimos o seguinte tópico: O QUE FAZ UM ADMINISTRADOR? e dentro desse tópico, foi colocado dois conceitos: eficiência e eficácia.
A leitora Fernanda Gabriela me alertou que a ideia desses conceitos não ficou bem claro e foi abordado superficialmente. Ao analisar o texto percebi essa falha graças ao feedback da nossa leitora, vamos tratar nesse post especificamente sobre esses dois conceitos.

Eficiência X Eficácia
Grande parte das pessoas acredita que não há diferenças nos significados desses dois conceitos, mas na verdade, são bem distintos: eficiência e eficácia. Nesta semana, na biblioteca da escola, encontrei um conceito de Peter Drucker muito interessante e que vale a pena ser discutido: o resultado depende de fazer certo as coisas certas. A eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas.

A eficiência são os meios, os métodos que devem ser realizados, são os procedimentos que devem ser realizados para atingir o resultado esperado, por isso FAZER CERTO

A eficácia já é o próprio resultado, a tarefa, escolhendo o melhor meio para atingir aquele objetivo. Por isso AS COISAS CERTAS.
Um administrador tem que ser ao mesmo tempo eficiente e efetivo, ou seja, buscar métodos para que o resultado seja o melhor possível. 

A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (protudividade, desempenho, etc) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possiveis; ou mais produtos com a mesma quantidade de recursos (...) Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. Retirado do site administradores.com

Vamos utilizar uma analogia para exemplificar: certo dia em uma determinada aula, começa a chover muito forte, quando se percebe que uma goteira está impedindo que a aula flua de maneira satisfatória. O professor tem duas atitudes a tomar:

  1. Ele coloca algum recipiente para recolher a àgua - Neste caso, o professor foi eficiente, já que resolveu o problema, de maneira rápida, utilizando o mínimo de recursos possíveis
  2. Ele comunica a direção da escola, que chama um pedreiro (ou alguém no gênero) para consertar o telhado - neste caso o professor foi eficaz, já que procurou a melhor maneira para atingir seu objetivo.
Quando o administrador atinge os objetivos através de suas competências (sendo eficiente e eficaz), podemos dizer que ele foi EFETIVO.

Com essas considerações feitas chegamos ao fim do nosso post. Espero que as duvidas sobre esse conceito que ainda restavam tenham sido esclarecidas. 

Até mais!


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