Dando o pontapé inicial a nossa série Profissões: o que eu quero ser quando crescer? , vamos falar sobre a Engenharia Química, uma das muitas engenharias que existem atualmente.
Primeiramente um engenheiro busca a aplicação de conhecimentos teóricos de modo a poder transformar matérias-primas em produtos. O Engenheiro Químico trabalha com o projeto, teste, controle e otimização de processos que alterem a composição de um material ou a sua estrutura, ou seja, sendo engenheiro químico você pode trabalhar em qualquer tipo de industria.
Outro ponto a se levar em conta, é a constante confusão entre o engenheiro e o químico, a diferença entre os dois é que o engenheiro  trabalha com transformações em nível macroscopico, em larga escala e com operações continuas, já o químico, com nível microscópico, pequena escala e sem necessariamente ter uma operacionalidade continua.

A formação desse tipo de profissional leva em média 5 anos, durante esse tempo o aluno vai estudar física, química, matemática e biologia combinando os principios dessas ciência com ciência e técnicas de Engenharia, permitindo assim que ao fim do curso possa se resolver problemas relacionados ao projeto, construção e operação de plantas industriais.
A graduação em Engenharia Química é oferecida em todos os estados do Brasil, nesse link http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_qu%C3%ADmica vocês poderão encontrar a lista das universidades que a oferecem.
A EQ assim como todas as engenharias estão em crescimento na demanda de profissionais o que não é suprido pelo número de formandos, fazendo com que a remuneração desses profissionais seja relativamente boa, segundo a Associação Brasileira de Engenharia Química(ABEQ), o salário inicial é de 2 mil reais.

Segundo Gerson de Mello Almada, presidente da ABEQ, “A profissão está prestes a dar um salto qualitativo, em nível nacional e internacional, por causa dos novos desafios e das oportunidades nos campos de informática, ciências dos materiais, biotecnologia, química fina e controle ambiental.”
Áreas de Atuação do Engenheiro Químico
§  Bioinformática
§  Engenharia Biomédica
§  Engenharia molecular
§  Ceramicas
§  Biotecnologia
§  Reatores Quimicos
§  Engenharia ambiental
§  Células de combustível
§  Dinamica dos Fluidos
§  Eletroquímica
§  Corrosão de materiais
§  Polímeros
§  Energia Nuclear
§  Purificação de Agua
§  Papel e Celulose
§  Metalurgia e etc.

Bom galera, essa foi a primeira de muitas, espero, podem sugerir, comentar, criticar e elogiar à vontade. Sugiram outras profissões, outra maneira de abordar o tema.
Fontes: Guia do Estudante, Vale a pena Estudar Engenharia Química(CREMASCO), Wikipédia


 
 
 







 
 Postagens
Postagens
 
 

1 comentários:
mt bom, ajudou mt, tenho 13 anos, faço 14 mes que vem, setembro de 2012, eu quero ser um engenheiro, pois, eu queria mexer com informatica e achei mt facil, eu queria fazer alguma coisa + desafiadora para mim, eu irei estudar "temporariamente" engenharia.
Your comment / Profissões: O que eu quero ser quando crescer? - Engenharia Química: a engenharia dos processos