Mercadologo X Marketeiro

Your comment You are on administração, marketing Edit posts?
EXISTE ALGUMA DIFERENÇA ENTRE MARKETEIRO E MERCADÓLOGO?


É fato, existe sim diferenças entre o Mercadólogo e o marketeiro.

O mercadologo é o profissonal formado em  Marketing, a pessoa que de fato exerce as atividades relacionadas com o setor de marketing dentro da empresa, que auxilia na gestão da empresa no que se trata de planejar definir as estratégias de mercado, Além disso, uma de suas atribuições é gerir o departamento de vendas, comunicação, verificar e encaminhar as demandas às agencias de publicidade (como já foi discutido aqui uma vez, marketing não é propaganda, o profissional que desenvolve as propagandas e o que estuda o mercado, são profissionais diferentes, do mesmo modo que existem os cursos separadamente de marketing e de publicidade e propaganda, também são diferentes os profissionais que exercem essas funções)

Já o "marketeiro" é aquele profissional normalmente não formado, que trabalha normalmente com campanha politica. 

Se uma empresa faz algo interessante, os consumidores proclamam: É marketing! E, nas entrelinhas, percebo que o sentido é pejorativo. Escutei o desabafo de um eleitor desiludido: “Os políticos só fazem marketing!”. Ouço nas ruas as pessoas afirmarem, categoricamente: “Isso é marketing!”. Porém, isso é enganar, esconder, mascarar, etc. Tudo que é ruim virou marketing! Já li algumas críticas embasadas, de especialistas, sobre este fato. http://professorailkacarrera.blogspot.com/2010/04/mercadologo-x-marketeito.html

Porém, alguns autores, como, por exemplo, Kotler, já aceitam como "normal" a utilização do termo "marketeiro" para o administrador graduado em marketing.

Até Mais... Feliz dia do mercadologo!
« Previous
 
Next »
 

1 comentários:

obrigado! estava em duvida sobre como devia referir-me ao academico de marketing, o correto então é mercadologo

Your comment / Mercadologo X Marketeiro

PageRank