
Viva, um Novo Dia

Estigma do vendedor
Estrelando Você
Profissões: O que eu quero ser quando crescer? - Engenharia Química: a engenharia dos processos
Dando o pontapé inicial a nossa série Profissões: o que eu quero ser quando crescer? , vamos falar sobre a Engenharia Química, uma das muitas engenharias que existem atualmente.
Primeiramente um engenheiro busca a aplicação de conhecimentos teóricos de modo a poder transformar matérias-primas em produtos. O Engenheiro Químico trabalha com o projeto, teste, controle e otimização de processos que alterem a composição de um material ou a sua estrutura, ou seja, sendo engenheiro químico você pode trabalhar em qualquer tipo de industria.
Outro ponto a se levar em conta, é a constante confusão entre o engenheiro e o químico, a diferença entre os dois é que o engenheiro trabalha com transformações em nível macroscopico, em larga escala e com operações continuas, já o químico, com nível microscópico, pequena escala e sem necessariamente ter uma operacionalidade continua.
A formação desse tipo de profissional leva em média 5 anos, durante esse tempo o aluno vai estudar física, química, matemática e biologia combinando os principios dessas ciência com ciência e técnicas de Engenharia, permitindo assim que ao fim do curso possa se resolver problemas relacionados ao projeto, construção e operação de plantas industriais.
A graduação em Engenharia Química é oferecida em todos os estados do Brasil, nesse link http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_qu%C3%ADmica vocês poderão encontrar a lista das universidades que a oferecem.
A EQ assim como todas as engenharias estão em crescimento na demanda de profissionais o que não é suprido pelo número de formandos, fazendo com que a remuneração desses profissionais seja relativamente boa, segundo a Associação Brasileira de Engenharia Química(ABEQ), o salário inicial é de 2 mil reais.
Segundo Gerson de Mello Almada, presidente da ABEQ, “A profissão está prestes a dar um salto qualitativo, em nível nacional e internacional, por causa dos novos desafios e das oportunidades nos campos de informática, ciências dos materiais, biotecnologia, química fina e controle ambiental.”
Áreas de Atuação do Engenheiro Químico
§ Bioinformática
§ Engenharia Biomédica
§ Engenharia molecular
§ Ceramicas
§ Biotecnologia
§ Reatores Quimicos
§ Engenharia ambiental
§ Células de combustível
§ Dinamica dos Fluidos
§ Eletroquímica
§ Corrosão de materiais
§ Polímeros
§ Energia Nuclear
§ Purificação de Agua
§ Papel e Celulose
§ Metalurgia e etc.
Bom galera, essa foi a primeira de muitas, espero, podem sugerir, comentar, criticar e elogiar à vontade. Sugiram outras profissões, outra maneira de abordar o tema.
Fontes: Guia do Estudante, Vale a pena Estudar Engenharia Química(CREMASCO), Wikipédia
Principios da Administração - Parte V
“Existe uma maneira certa que, descoberta e adotada maximizará a eficiência do trabalho. E a forma de descobri-la é analisar o trabalho em suas diferentes fases”
- Estudo dos tempos e movimentos
- Divisão de tarefas
- Estudo da fadiga humana
- Padronização
- Visão mecanicista do homem (teoria da maquina: o homem é apenas uma parte integrante do sistema fechado que é a empresa e que eu posso alocado onde e como eu quiser)
- Super-especialização e alienação do empregado
- Sistema Fechado
- Abordagem incompleta da organização
- Ausência de experimentos práticos.
Principios da administração - parte IV
Uma teoria só é válida quando surge tendo como base experiências práticas, que demonstram sua adequação à realidade. A partir da sua divulgação, as constatações e deduções tiradas em uma determinada organização podem ser extrapoladas para outras, facilitando o trabalho de seus gestores. É graças ao conhecimento acumulado que não precisamos ficar “inventando a roda”.
Top 10: Frases de Filmes
O top 10 de hoje irá eleger as melhores frases dos filmes.
Princípios da Administração - Parte III
Habilidades do administrador |
Fazendo certo a coisa certa!
![]() |
Eficiência X Eficácia |
A eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (protudividade, desempenho, etc) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possiveis; ou mais produtos com a mesma quantidade de recursos (...) Já a eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. Retirado do site administradores.com
Vamos utilizar uma analogia para exemplificar: certo dia em uma determinada aula, começa a chover muito forte, quando se percebe que uma goteira está impedindo que a aula flua de maneira satisfatória. O professor tem duas atitudes a tomar:
- Ele coloca algum recipiente para recolher a àgua - Neste caso, o professor foi eficiente, já que resolveu o problema, de maneira rápida, utilizando o mínimo de recursos possíveis
- Ele comunica a direção da escola, que chama um pedreiro (ou alguém no gênero) para consertar o telhado - neste caso o professor foi eficaz, já que procurou a melhor maneira para atingir seu objetivo.
O Caso do Dia

Boa noite queridos leitores do sinergiia!
Venho aqui neste final de domingo para relatar lhes um caso que me aconteceu hoje, a essa hora eu deveria estar fazendo o exercício de matemática,o resumo de historia,estudando física,revisando o assunto de português...Mas não estou.Estou aqui! hehehehe
Então vamos ao que me aconteceu.
Estava eu indo ao shopping hoje à tarde, seguia feliz e tranqüilo pela calcada quando ouvi um grito desesperador
-MENINO...
Meu nome de batismo não é esse, mas parei. Um senhor de aproximadamente 80 anos se dirigiu ate mim, ele estava todo produzido, um charme só rsrsrsrsrsrs,e dirigiu me a seguinte pergunta.
-Onde fica o centro de velório hein?
Respondi:
-Fica um pouco mais a frente, mas o senhor precisa atravessar a rua para chegar ate La.Quer que eu o ajude?
-Não, não precisa não, eu sei atravessar. Respondeu o velhinho com tom de arrogância.
Pensei comigo:
Velho mal educado do *******,não consegue nem......epa!Tenho que limitar meus pensamentos. Voltando ao caso...
Foi aí que ouvi uma pergunta digamos... descoerente ao dialogo que estava se passando entre eu e ele.
-É Zezo* é?
E respondi:
-Que morreu?
-Foi?Perguntou o velhinho com uma cara de interrogação.
Então perguntei ao velhinho.
-Não sei. O senhor que ir pro velório de Zezo?
-Não, eu quero ir pro forró dos velhos.
-???????????????????????????????????????????????????????????????
Apos falar isso o velhinho saiu chateado e resmungando porque eu não tinha Le dado a informação.
Meu desabafo
Como eu poderia adivinhar que o velhinho queria ir para o forro dos velhos, se ele veio me perguntar onde ficava o centro de velório?
A única coisa que veio a minha cabeça foi que o velhinho havia me perguntado se era o velório de Zezo.
E o "boy" ainda saiu revoltado porque eu não entendi a pergunta.
Cá entre nós.
Eu acho que ela tava meio Grog**.
Ei gente, é isso, esse foi o meu caso do dia.
Moral da Historia:
"Nunca responda a um chamado de "Menino" se o esse não for realmente o seu nome”
Obs:
*Zezo é um cantor de forró, muito popular nos estados nordestinos do Brasil.
**Termo popularmente usado para dizer que uma pessoa está fora de si,bêbada,drogada...
Usina no Japão vaza radioatividade para o mar

O primeiro-ministro Naoto Kan esteve na zona de desastre neste sábado
A Tepco (Tokyo Electric Power Co.) - empresa que opera o complexo nuclear de Fukushima, no Japão - afirmou neste sábado que água contaminada com radioatividade está vazando para o mar.
Especialistas descobriram uma rachadura de 20cm na parede de concreto do poço de contenção do reator dois, que teria sido provocada pelo terremoto do dia 11 de março.
A Tepco suspeita que a rachadura esteja por trás dos altos níveis de contaminação detectados na zona costeira e já prepara uma operação para vedar o poço com concreto.
Ainda neste sábado, três semanas após o tremor e o tsunami que devastaram áreas inteiras do país, o primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, entrou na área de exclusão de 20 km ao redor da usina para visitar a base que vem sendo usada por funcionários da Tepco para combater a crise nuclear.
Kan também esteve em outras regiões afetadas no nordeste do Japão.
Incertezas
O vice-diretor-geral da Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão, Hidehiko Nishiyama, afirmou que a Tepco pretende vedar a rachadura com uma injeção de concreto.
'Com os níveis de radiação subindo na água do mar próximo à usina, vínhamos tentando descobrir a razão, e neste contexto, essa pode ser a fonte', disse Nishiyama.
No entanto, ele disse que outras rachaduras parecidas poderiam ter aparecido no concreto e que elas precisam ser encontradas 'o mais rápido possível'.
A Tepco já tinha afirmado anteriormente suspeitar de que material radioativo estivesse vazando continuamente da usina, mas ainda não tinha descoberto a fonte.
Medições indicam que o ar acima da água contaminada do poço de contenção apresenta mil millisieverts de radioatividade.
Durante a sua visita à zona de desastre, Kan assegurou a população local de que o governo japonês fará de tudo para prestar-lhes apoio.
Reconstrução
'Conversei com funcionários da administração local sobre como reconstruir a indústria pesqueira, inclusive como reconstruir criadouros de peixe e crustáceos', disse.
'O governo vai fazer o máximo para apoiar estes esforços.'
No entanto, um dos milhares de refugiados por causa do desastre, Ryoko Otsubo, de 60 anos, criticou a visita.
'O momento para a visita já passou. Gostaria que ele tivesse visitado este local antes. Queria que ele visse as pilhas de destroços em cima das ruas. Agora, as ruas estão limpas', disse.
Kan viajou de Tóquio a Rikuzentakata em um helicóptero militar.
Ele já tinha sobrevoado a usina nuclear no dia seguinte ao terremoto.
BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Fonte: BBC Brasil